Desvendando o Padrão da Raça

No post de hoje vamos conversar sobre a aparência geral dos frenchies?

O que diz o padrão oficial da raça:

APARÊNCIA GERAL: O tipo é o de um molossóide de pequeno porte. Cão possante para seu pequeno talhe, brevilíneo, atarracado, compacto em todas as suas proporções, de pelo curto, com uma trufa achatada, de orelhas eretas e com uma cauda naturalmente curta. Ele deve ter a aparência de um cão ativo, inteligente, muito musculoso, de estrutura compacta com uma sólida ossatura. Nenhum ponto é exagerado comparado aos outros, o que poderia destruir a harmonia geral ou dar ao cão uma aparência disforme de gênero ou de movimento.

Que tal apertarmos a tecla SAP para traduzir o que está escrito? (Sim, isso denuncia a minha idade rs)

Cães do tipo molossóide são cães pesados, fortes, normalmente com focinho largo e curto,  maciços e musculosos. Não é a toa que padrão cita: “Cão possante para seu pequeno talhe” (porte físico).

Eles possuem pelo curto, nariz encurtado e tanto as orelhas em pé quanto a cauda curta são naturais e não podem e nem devem passar por procedimento cirúrgico que inclusive é proibido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Mesmo sendo um cão do tipo molosso, os Buldogues Franceses não devem passar a impressão de serem cães “bonachões”, pelo contrário, sempre devem ter a expressão alerta e ativa como se estivessem sempre prontos para o que vem a seguir.

Um ponto muito importante é entender que mesmo sendo um cão do tipo molosso, os frenchies não devem ser exagerados em nenhum ponto.

Vejo sempre comentários sobre cães que são mais leves e finos, mas muito pouco vejo sendo comentado os tipos exagerados em ossatura e peso que nós criadores comumente chamamos de over. Cães fortes demais e pesados demais podem sofrer com sobrecarga na coluna e nas articulações causando deformidades e problemas de saúde ao longo da vida, além de prejudicar a movimentação.

Outro ponto importante na criação de cães é entender que machos precisam ter aparência de macho e fêmeas precisam ter aparência de fêmeas. Por mais estranho que isso possa soar (e até um pouco sexista rs), preservar as características de acordo com o sexo do cão irá influenciar diretamente na tipicidade e no balanço dos filhotes que por ventura serão gerados.

Então guarde essa frase: O segredo para um típico Buldogue sempre estará na harmonia.

Posts